AINDA FAZ SENTIDO TER FÉ?

Muitas pessoas perguntam se ainda faz sentido ter fé. Há quem enveredando por uma filosofia anti-Deus, ou mesmo à sombra do materialismo e do liberalismo, afirme ser ultrapassado o conceito de fé. Não há o que crer! Dizem que são suficientemente racionais para crendices ou afirmam que a fé é apenas um psicologismo barato, que somos os únicos responsáveis de nossas ações.

Fé não é crer no destino ou em alguma divindade que nos fará melhores ou piores. Fé não é uma fuga contra o mundo mergulhado no desespero, na tentativa de obtermos consolo. Fé, menos ainda, é a sublimação ou canalização de desejos reprimidos. Quem pensa assim desconhece o seu sentido mais belo: não-saber.

Sim, fé é não-saber, não ter certeza, não ter provas, mas ainda assim lançar-se nessa aventura magnífica do desconhecido, do distante que de tão distante acaba tornando-se próximo; da busca incansável, ainda que muitas vezes não admitida, por alguém que nos dará o que não foi possível encontrar aqui neste mundo. Fé é coisa para os corajosos, não para os covardes. Não é corajoso quem olha a realidade com dureza, à maneira de Schopenhauer. Apodera-se dele o medo de sair da comodidade e lançar a esperança numa dimensão não-vista.

Há sentido ter fé? Tal sentido existirá enquanto existir a necessidade de ter esperança, enquanto o homem tiver consciência que não é feito para viver instintivamente, sem liberdade. Enquanto eu souber que não fui feito para baixezas (e baixarias) saberei que há sentido crer e, ainda mais, há sentido ser.

Crer e ser, eis o autêntico sentido da fé! Porque creio, sou. Porque creio, sei me despir dos conceitos velhos e das formas ultrapassadas em nome do novo que encanta, que modifica, que é capaz de alterar o ciclo do meu processo existencial. Crer é permitir-se estar no gerúndio: sendo-em-Deus. Crer é aventura! Vale a pena! Vale a vida!

Bom início de semana!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s